A AVALIAÇÃO 360

Apresentação
A Avaliação 360° é um instrumento de avaliação de liderança  que proporciona a oportunidade de um profissional obter informações a respeito da percepção de suas habilidades, capacidades e competências, por ele mesmo, por seus gestores, liderados, e outros colaboradores da organização.

 

É UM FEEDBACK 360GRAUS

O que é feedback?
“Realimentar ou dar respostas a um determinado pedido ou acontecimento”.
O Feedback não é uma opinião que possa expressar um sentimento ou emoção, é um processo de alimentação que através do fornecimento de informações e críticas honestas e assertivas auxilia no ajuste de desempenho e performance de uma pessoa.

A importância do feedback
O feedback é um dos melhores processos de desenvolvimento profissional, pois através dele um colaborador/cliente terá acesso aos Pontos Fortes e Pontos de Melhoria pertinentes ao seu trabalho. Com essas informações, é possível criar planos de ação para desenvolver melhoria em algumas atividades, bem como reforçar atitudes que já são congruentes e bem avaliadas.

Para isso, é necessário saber dar e receber um feedback.
O Center Creative Leadership tem uma proposta interessante que incentiva as pessoas a levarem em consideração três aspectos para dar um feedback:

Situação: Qual foi a situação em que o profissional errou/acertou?
Comportamento: Qual foi o Comportamento que ele teve nessa Situação?
Impacto: Qual impacto gerado com essa atitude?

TER VISÃO SISTÊMICA É IMPORTANTE

Ter a visão sistêmica é importante para qualquer profissional, assim eles podem se posicionar em uma estrutura organizacional e compreender como membro de uma equipe na execução de suas tarefas. É fundamental também entender qual o seu papel no processo em que atua, para que as pessoas percebam quais os papeis dos seus colegas de trabalho e assim, contribuam de forma voluntária e sistêmica para o sucesso de todos em uma organização.

Características de quem possui a competência da Visão Sistêmica: 

  • Ver a empresa como um todo;
  • Entender como funciona e se integra os processos de obtenção, transformação e entrega de uma organização;
  • Entender como se integram os processos interno e como eles se relacionam com o ambiente externo;

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO 360 OU FEEDBACK 360

É um processo capaz de expandir o desempenho individual, pois a avaliação 360° é um processo que pode motivar a criação de um ambiente favorável aos relacionamentos, trocas de experiências e principalmente ao desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.

“Esteja aberto a receber essa avaliação e tenha certeza que você tem um potencial infinito a ser despertado”.

José Roberto Marques
Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching

A Avaliação 360° é um presente único, que lhe proporcionará a oportunidade de se desenvolver como líder, gestor e profissional.

COMO É FEITO?

Por meio de um questionário online e confidencial, que é enviado a liderados, superiores e outros colaboradores da organização onde diversas perguntas são respondidas a respeito da conduta do profissional.

O RESULTADO DA AVALIAÇÃO

O avaliado escolhe seus avaliadores, porém não tem acesso a quem respondeu as perguntas abertas e fechadas.
Através desta avaliação ele terá conhecimento de diversas e importantes informações a respeito da sua liderança, a partir do ponto de vista de seus liderados, superiores e outros colaboradores.

APRESENTANDO OS RESULTADOS

Após obter a análise de sua avaliação, o profissional terá em mãos conhecimentos para o seu desenvolvimento como líder, gestor e profissional, assim como também uma forma de aprimorar e potencializar sua performance. Na avaliação são pesquisados quatro pilares onde está estruturada a sua liderança:

  • Estratégia
  • Comprometimento
  • Coaching
  • Credibilidade

RODA DA LIDERANÇA

 

RODA DA LIDERANÇA – AUTO AVALIAÇÃO

 

RODA DA LIDERANÇA – MÉDIA DOS AVALIADORES

 

PILARES DA ESTRATÉGIA

Com os pilares da Estratégia você identifica as formas de como realizar planejamentos e executá-lo, conhecendo melhor os seus conhecimentos técnicos e sua facilidade de aprendizado, sua objetividade e definição de metas.

Identifica as formas de realizar planejamentos e executá-las.

  • Planejamento
  • Execução
  • Conhecimento
  • Metas

PILARES DA ESTRATÉGIA

PILARES DO COMPROMETIMENTO

Com os pilares do Comprometimento você saberá o quanto utiliza da sua dedicação no exercícios de suas obrigações, assim como também o quanto utiliza da sua paixão, o quanto se sacrifica além da sua capacidade de resiliência, retirando o máximo de questões positivas em determinadas situações.

Identifica o quanto um líder se compromete no exercício de suas obrigações.

  • Dedicação
  • Paixão
  • Sacrifício
  • Resiliência

PILARES DO COMPROMETIMENTO

 

PILARES DO COACHING

Com os pilares do Coaching, você identifica suas habilidades de motivar, desenvolver, reconhecer e inspirar colaboradores e equipes.

Identifica as habilidades de um líder para com seus colaboradores e equipes.

  • Motivar
  • Desenvolver
  • Reconhecer
  • Inspirar

PILARES DA CREDIBILIDADE

Com os pilares da Credibilidade você irá identificar os seus valores, senso de justiça integridade, congruência em situações adversas.

Identifica seus valores em situações adversas.

  • Valores
  • Justiça
  • Integridade
  • Congruência

 

 

PERGUNTAS ABERTAS

Ao final, as repostas abertas sobre os pontos fortes e de melhoria do profissional avaliado são apresentadas da mesma forma como os avaliadores registraram de forma confidencial. Os pontos apresentados pelos participantes são percepções sobre o profissional avaliado.

É fundamental tirar proveitos de processos como esses, pois trabalhar de forma consistente e dirigir uma organização para um novo patamar de desempenho tornando-se imperativo. É preciso se basear no aprendizado extraído desse processo para determinar objetivos tanto no nível como no organizacional.

Ao receber as respostas de seus avaliadores é importante que o profissional faça uma análise das respostas apresentadas e dos gráficos, refletir sobre cada ponto e tentar responder algumas questões como:

 

O que você deseja?

Para que se possa alcançar um objetivo, é necessário ter plena consciência de onde se quer chegar. Assim é possível criar um plano de ação levando em consideração uma meta específica.

Exemplo: Se você recebe um feedback que precisa melhorar o relacionamento interpessoal com um colaborador, a sua meta pode ser “se aproximar mais dele e conquista sua confiança”. Sendo assim, você tem uma meta específica e precisa criar um plano de ação para alcançá-la.

Como conquistar o que deseja?

Nesse passo você vai trabalhar o seu plano de ação, o passo a passo para alcançar seu objetivo. Cada atividade deverá ser colocada no papel e, mais do que isso, deverá ser colocada em prática para que efetivamente você consiga o que deseja.  

Exemplo:
Você pode se perguntar: O que eu preciso fazer na prática para que eu tenha um melhor relacionamento interpessoal com um Colaborador? As respostas à essa pergunta vão te dar insights para você criar o seu plano de ação: “Acompanhar mais o colaborador”, “dar mais confiança, para receber o mesmo em troca”, “empoderar o colaborador em atividades mais estratégicas” e “compartilhar ideias e estratégias com o colaborador”.

Quais os fatores que te impedem de alcançar seus objetivos?

Nesse momento você deve levantar os fatores, as crenças limitantes e tudo aquilo que pode impedi-lo durante a jornada rumo ao seu objetivo. Assim, em cima desses fatores, é possível criar um plano de contingência para evitá-los.

Exemplo:
O que pode impedi-lo de ter um bom relacionamento com o colaborador? O que pode ser feito para evitar que alguns fatores impeçam você de desenvolver esse bom relacionamento?

Como saber se já alcançou seus objetivos?

Por fim, é necessário se colocar no status de objetivo já alcançado, prevendo como você estará no momento em que sua meta for atingida e isso fará com que você tenha mais consciência de sua futura realização. Exemplo: Se objetivo é melhorar o relacionamento com um colaborador, você pode estipular como meta alcançada o fato dele ter plena confiança em você e vice e versa. E assim, quando sentir que se estabeleceu a confiança, significa que você realizou com êxito o seu objetivo.

 

O objetivo da Avaliação 360° está em apresentar pontos fortes e de melhoria de um profissional, para que assim ele tenha conhecimento e possa trabalhar, através de um plano de ação, o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Mais que um presente para os líderes, gestores e profissionais, um aliado para o seu desenvolvimento, proporcionando a eles a oportunidade de repensar a sua performance e como ela pode ser aprimorada e potencializada.

Deseja conhecer mais?

Seu nome*

Seu e-mail*

Telefone*